Osklen: Ética + Estética = novo Luxo!

 foto: Marcio Madeira

 

 

"Os gregos diziam que ética é igual a estética. Estética, conceitualmente falando, é igual a design, e design bem feito é igual a sofisticação, e sofisticação é igual a luxo. Então ética é igual a luxo. Mas voltando à minha equação: se ética = estética = design = sofisticação = luxo."

- Oskar Metsavaht, para revista CAUSE n5.

 

 

Ao assistirmos o desfile da Osklen no segundo dia de São Paulo Fashion Week, dia 22/04, podemos dizer com toda convicção que o Oskar Metsavaht está desarmando e redefinindo com maestria o conceito (antes tão rígido) de luxo a cada peça desfilada.

 

A coleção, que pode ser muito bem considerada como um manifesto, ASAP já diz muito em seu nome. A sigla significa "As Soon As Possible" (o mais rápido possível em inglês), mas o nome da marca leva outro significado, que é "As Sustainable As Possible" (o mais sustentável possível). A ASAP, que caminha lado a lado com o Instituto-E, clamam pela adoção de um estilo de vida alinhado a práticas socioambientais mais conscientes. Só com isso já da pra perceber que vem coisa boa pela frente.

 

"O futuro do Brasil está na nossa biodiversidade e na nossa criatividade. Nossos ativos, se forem sustentáveis ambientalmente e comercialmente, têm um valor incrível para o mundo que está vindo. Produtos saudáveis, social e ambientalmente responsáveis. Acredito nisso."- Oskar Metsavaht, para revista CAUSE n5.

 

A marca que já trabalha com produção e matérias primas sustentáveis há vinte anos está deixando isso em mais evidência ainda nos últimos tempos e seu último desfile não poderia ser diferente. Em comemoração a suas 850 mil peças produzidas com e-fabrics (tecidos ecológicos) via processos eco-friendly a Osklen lançou sua primeira camiseta orgânica feita com malha de cânhamo.

 

Além disso também estavam presentes no desfile roupas feitas com tecidos de PET reciclado, algodão reciclado e seda orgânica (sobre a seda pretendemos fazer mais um post para explicar a importância de saber sua origem e os impactos ambientais de sua produção).

 

Além dos produtos ecologicamente corretos e de extremo bom gosto, a marca também aposta em ações sociais importantíssimas, fazendo da Osklen o maior laboratório de desenvolvimento sustentável na indústria da moda no Brasil e um dos principais do mundo, com foco na redução do impacto ao meio ambiente, oferecendo empregos para comunidades carentes em sua produção para aumentar a renda e qualidade de vida dessas pessoas.

 

 

 Oskar e os modelos durante o desfile da Osklen no SPFWn45 | foto: Marcio Madeira

 

 

"Se as pessoas entenderem que isso é luxo, as coisas simples, sustentáveis, responsáveis, nós estaremos transformando o consumo." 

- Oskar Metsavaht, para revista CAUSE n5.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Please reload

Talvez você curta...